31 de julho de 2011

Sindrome de abstinência alcoólica

A síndrome de abstinência alcoólica é um quadro grave que aparece pela diminuição ou parada na ingestão de bebidas alcoólicas, após um período de consumo intermitente.
A síndrome tem início mais ou menos 8 horas após a parada da ingestão de álcool e  os sintomas são: tremores nas mãos, insônia, alterações na  concentração e memória, inquietude, irritabilidade e distúrbios gastrointestinais, chamados de abstinência leve.
Cerca de 5% dos que entram em abstinência leve evoluem para um quadro grave chamado de  '' DeliriumTremens '' com alterações na percepção incluindo alucinações auditivas, visuais, tácteis e olfativas. Além disso apresentam  febre, tetania, tremores, transpiração abundante com perda de líquidos e eletrólitos.
O comprometimento cardiorespiratório, hepático e renal, complicam mais a situação do doente, que evolui para coma e choque circulatório e, por fim, a óbito se não tratado em emergência hospitalar.
O alcoolismo é um dos mais graves problemas de saúde pública mundial. 10% da população adulta brasileira consomem bebidas alcoólicas abusivamente e as consequências estão aí!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário